domingo, 24 de julho de 2011

Stage 1's Parte 1

Boas , hoje vou falar de Pokemons de Stage 1! Como sabem nem todos os Pokemons evoluem para um Stage 2 .. ora é óbvio que normalmente os Stage 2 são mais fortes em termos de ataques e de vida , mas também costumam ter um custo para recuar maior! Mas isso não quer dizer que não haja Pokemon Stage 1 que sejam inferiores aos Stage 2. Para já , ser Stage 1 necessita de menos tempo para o set-up enquanto que Stage 2 demora pelo menos mais 1 turno a não ser que se utilize Rare Candy .. Alguns dos Stage 1 mais conhecidos do formato são Yanmega Prime , Donphan Prime , Zoroark , Cinccino , Muk , Weavile , Steelix Prime , Szisor Prime , Mandibuzz , Umbreon , Sunflora , Noctowl , etc ... Há um grande numero de Stage 1's neste formato !


Ora vou começar por falar um pouco da carta usada em quase todos os top decks do nacional dos USA , tendo o seu preço subido extrondosamente para aproximadamente 42$, portanto 30€ ! Mas o que é que Yanmega Prime tem assim tanto de especial ? Quando saiu , ninguém teve dúvidas que era uma boa carta , mas também nunca pensou que fosse ser assim tão valiosa e podesse ter assim tão impacto ! Eu pessoalmente , já tive 2 , e nunca pensei que uma carta dessas chegasse onde chegou, agora é quase como uma carta indispensável em qualquer deck.. Enfim, é Stage 1 , custo para recuar nulo , uma vida mediana de 110HP , resistência muito boa a fighting , é preciso 3 Earthquakes do Donphan Prime para derrubá-la.. Fraqueza a lightning o que não é vantajoso contra Zekrom. Os seus ataques são bonzitos , Linear Attack com 2 energias que permite escolher um Pokemon e dar-lhe 40 de dano , bastante bom para sniping! Sonicboom com 3 energias dá 70! Até agora parece uma carta normal, nada de especial para valer o que vale.. Mas então porque é que vale tanto? Bem , o que faz desta carta o que é , é precisamente o seu Poké-Body Insight que diz que se tiver o mesmo número de cartas na mão que o oponente , os ataques não necessitam de energias para os realizar .. Ou seja , esta carta tem a capacidade de atacar sem ser preciso por-lhe energias , e é isso que combinado com outros trainers faz desta carta o que ela foi no nacional dos USA! Esses trainers são precisamente aqueles que permitem que tenhamos as mesmas cartas na mão que o adversário como o Copycat ou o Judge!

Alguns decks que podem incluir Yanmega são o MegaZone (Yanmega/Magnezone) , Yanmega/Zoroark/Donphan , Yanmega/Kingdra/Jirachi . Estes são os principais , depois é obvio que fica bem em quase todos os decks que à partida assumem o controlo do jogo!

Yanmega/Magnezone oferece cosistência e rapidez! O Magnetic Draw do Magnezone também pode ajudar a ter as mesmas cartas na mão que o oponente. Atacando rapidamente com Yanmega e ir pondo energias no Magnezone para depois mais no fim acabar com o jogo com Lost Burn! É um deck com resultados comprovados.

Se quiserem uma análise mais detalhada podem fazer pedido na sala de pedidos!




Yanmega/Zoroark/Donphan é outro deck famoso e forte! É um deck apenas de Stage 1's. Penso que não há muito a dizer senão usar Donphan para Earthquake , Yanmega para snipe com o Linear Attack ou até mesmo Sonicboom! Zoroark para copiar ataques pesados como o Megaton Tail do Tyranitar , ou o Blue Flare do Reshiram!

Yanmega/Kingdra/Jirachi é um deck dedicado ao snipe! Usar Linear Attack e o Spray Splash do Kingdra .. Depois com Jirachi remover o último Stage para KO! Em breve explicarei melhor como o Jirachi funciona!


Outra carta Stage 1 de que vou falar um bocado é o grande Donphan! Tem 120 de vida , um Poké-Body que reduz todo o dano causado a ele por 20, um ataque rapidíssimo que dá 60 com 1 energia mas os Pokemons do banco sofrem 10 de dano tambem! O segundo ataque Heavy Impact não é digamos a chave desta carta , mas não deixa de ser bom , dar 90 com três energias não é mau ..
Donphan é bastante usado neste formato mas vai sofrer com a vinda do Pokemon Catcher devido ao seu grande custo para recuar! É utilizado em bastantes decks como Donphan/Samurrot , Donphan/Machamp , Donphan/Yanmega/Zoroark e Donphan/Reshiram/Zekrom ! Se quiserem que analise algum em especial já sabem o que fazer..

Agora é a vez de falar do Zoroark , esta nova carta tem dado muito que falar , um grande inimigo dos lendários Zekrom e Reshiram , assim como todos aqueles Pokemons pesados que dão muito dano como Tyranitar , Machamp , etc .. Como sabem o Foul Play permite copiar um ataque do adversário e usá-lo como este ataque , ignorando assim o custo de energias do ataque escolhido! Tem uma vida razoável de 100HP , um bom custo para recuar , sendo Pokemon do tipo Dark tem fraqueza a fighting o que não é lá muito favorável porque o Donphan anda por aí em muitos Decks, Resistência a psíquico e um primeiro ataque porreiro para um deck de Dark como Tyranitar!

Pode-se usar Zoroark em qualquer deck, mesmo qualquer um, é um polivalente esta carta e o seu desempenho tem sido notável!

Mais um Stage 1 que tem sido admirado principalmente pelos mais novos.. sim, estamos a falar do Cinccino . Mais uma carta da BW com um bom potencial! A sua vida é um pouco má 90HP , fraqueza a fighting .. mas possui um ataque que facilmente dá 100! Do the Wave apenas com 2 incolores dá 20 vezes o número de Pokemons básicos que há no banco ! Muito bom , para que dê 100 há que ter Pokemons Collector e Dual Ball ! O seu primeiro ataque diz que ao lançar 2 moedas dá 20 por cada cara , apenas com uma energia ! É uma carta muito rápida e normalmente usa-se 4 num deck combinando com Zoroark e também Cleffa como starter! Para draw engine aconselho Noctowl ou Ninetales! É uma carta muito rápida que pode decidir um jogo muito depressa !


Outra carta que recentemente é que se percebeu que tem potencial. Muk tem 100HP , fraqueza a psiquico , custo para recuar de 3 energias o que é mau , primeiro ataque Sludge Drag troca o Pokemon activo do oponente por um do banco e o novo activo fica confuso e envenenado! O segundo ataque Pester por 3 energias dá 50 + 30 se o Pokemon defensor tiver afectado por alguma condição especial , portanto se tiver envenenado dá 80!

Pode-se fazer bastantes decks como Muk/Mew/Vileplume por exemplo .. Outro seria Muk/Jumpluff/Roserade/Sunflora ! Há varios decks que se podem fazer com esta carta!


Esta carta Weavile é uma carta sempre presente em decks de disruption. Esses decks têm como objectivo "estragar" o jogo do oponente não o deixando poder jogar nada! Weavile através de Claw Snag permite escolher uma carta da mão do oponente e descartá-la! Ora isso é brilhante , então se combinar-mos isso com Seeker wow é o lock total .. outras cartas para também usar como Ambipom , Vileplume , Slowking , Team Rocket's Trickery e como main attacker Cinccino ou Yanmega ! Tou a ver este deck a conseguir vitória se o lock for bem concedido ! O seu custo de recuar é muito bom ! 80 de HP é fraco mas é um Pokemon para estar no banco por isso não interessa muito , fraqueza a fighting e resistência a psiquico . Muito boa esta carta !

Bem pessoal , em breve escrevo a Parte 2 deste artigo , espero que tenham gostado e obrigado por terem lido !

8 comentários:

Pika disse...

Gostei da análise, os meu deck preferidos dos que falaste é o Stages 1 Tool Box, O MegaZone e o KYJ, quando vi as análise no YB sobre o ToolBox fiquei simplesmente maravilhado, tem snipe, tem (na minha opinião) o melhor counter do formato, e tem o Donphan, que torna a vida do ZPS e Magneboar praticamente impossivel, o deck fica muito bom também com uma tech de Bouffalant, para OHKO aos RDL. O MegaZone é outro deck incrível, tem um draw power maravilhoso, tem a Yanmega que limpa os quase todos os básicos, mas o Magnezone neste deck é simplesmente awesome, na minha opinião, a tech com o Pachirisu é boa, já que não há energy aceleration neste deck como há em Reshiboar, Magneboar e etc, a Yanmega acho que fica excelente aqui como starter, e o Magnezone, quando pronto para dar OHKO, pode sair do bench, devido ao Retreat Cost de zero da Yanmega e matar tudo o que esteja contra ele (lol). O Kingdra/Yanmega/Jirachi pode ser um deck complicado, pois dedica-se ao snipe, mas nada que não seja mau, devido ao ataque do Jirachi, acho que este deck pode ir muito longe, já que o número normal de Kingdra no bench é 2, de acordo com a estratégia de cada um, a Yanmega pode dar 90, 80 ou o normal que é 70 ao activo, ou dar logo cabo dos básicos ainda sem setup no banco, "lixando" completamente a estratégia do adversário, também pode "lixar" os Stage 1 ou 2 lentos com Setup (Magnezone) ou os que ficam fixos no bench (Emboar e Typhlosion) já que ter um fixo no bench pode ser muito comum no formato.

Anónimo disse...

Concordo com praticamente tudo o que dizes pika.. O deck que me despertou mais a atenção é o Stage 1s , há quem use Cinccino também e é um deck muito consistente .. para quem quiser ver o poder desse deck tenho aqui um link de uma batalha no nacional dos USA http://www.youtube.com/watch?v=Y9gdvTBy7CE&feature=feedlik

Pika disse...

Andei tanto tempo à procura de uma batalha de Stage 1s que não fosse test e não encontrei lulz, obrigado, com o Cinccino eu não sei como é, mas é uma questão de se testar.

Anónimo disse...

Entao aí o tens ! Ando a testar esse deck (sem Cinccino) no Play TCG

kevin disse...

qual deck tu tas a testar edgar???

Anónimo disse...

ando a testar vários , Yanmega/Donphan/Zoroark era o que estava a dizer que ando a testar ..

kevin disse...

aconselhos a tu a por cinccino ele da resultado no meta e bate 100 no 2 turno xD

Antonio Melazzi Neto disse...

pessoal tenho uma manha do zoroark e assim:se na carta do oponente estiver escrito(retire 2 energias de quilava)ele copia ataca e o quilava retira duas energias dele ja que o zoroark so copiou o ataque e nao o pokemon:)

Enviar um comentário

Bem vindo ao Pokemon TCG Portugal. Este espaço aqui é seu, embora tenha que respeitar as seguintes regras:
-Peço que sejam educados;
-Não usem palavrões e tentem escrever sem erros;
-Não quero ver discussões!

Não se esqueça que a sua opinião pode deixar-me muito feliz e incentivar-me a escrever cada vez com mais gosto! Espero que se divirtam! Obrigado e voltem sempre!