quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Reshiboar/Magnezone/RDL Deck Análise


Boas pessoal, para quem não sabe, o vencedor do 2011 World Championship da categoria Masters foi o David Cohen, um jogador dos USA que decidiu ir com um deck de ReshiBoar usando como tech o RDL e o Magnezone!

Depois de muitos acreditarem que este ano seria Yanmega a assumir o deck vencedor acabaram por apanhar um choque, pois nem no Top 4 esteve o tão esperado Yanmega/Magnezone. Os decks em que mais se apostou foram o Yanmega/Magnezone e o TyRam (Typhlosion/Reshiram). O TyRam conquistou 2 lugares no Top 4, acho que é um deck bastante bom, bastante rápido e consistente, ainda por mais o Reshiram com apenas um Blue Flare dá KO a uma Yanmega portanto é um deck que acaba por ser até uma escolha inteligente! Há quem diga que só não ganhou o US Nationals porque não havia grandes jogadores de TyRam.

Bem mas voltando ao que interessa vou analisar este tipo de deck que levou o David Cohen a ganhar o mais prestigiado torneio de Pokemon do ano! E vamos começar por ver melhor as suas techs, nomeadamente o Magnezone e o Rayquaza & Deoxys Legend...

Ora o Magnezone é uma carta que dá estabilidade e consistência, ter o poder de poder ter garantidamente 6 cartas na mão usando Magnetic Draw por turno é uma mais valia para qualquer deck que procure estabilidade.

Também é utilizado para dar grandes danos com o Lost Burn colocando energias na Lost Zone com a ajuda no seu amigo Emboar.. assim o Lost Burn pode derrubar qualquer Pokemon!

Como sabem, o Magnezone é um Stage 2 lento , o seu custo para recuar é pesadito e a fraqueza a fighting põe qualquer Donphan excitado portanto acho que usando o Magnezone como principal atacante é um risco e é por isso que eu acho que o David Cohen foi muito inteligente a ponto de deixar o Magnezone apenas para dar consistência ao seu jogo através do Magnetic Draw e usar o seu ataque apenas como recurso..

Já o RDL é outro dos Pokemons que poderá garantir um KO , o seu ataque mete medo a qualquer jogador de decks rápidos que normalmente não se reforçam de Pokemons com grande capacidade de resistir a ataques como o Ozone Buster..

Acho que esta carta é definitivamente uma boa ajuda, tirando vantagem das poucas energias de lightning que seriam precisas para o Lost Burn, agora também poderiam ser aproveitadas para o RDL.. Ainda por cima o seu Poké-Body é suberbo , pode mesmo matar um jogo, tirar 2 prémios em vez de 1 é fantástico, embora o oponente também possa aproveitar essa vantagem porque o RDL é uma legend como todos sabem.. Mas nos momentos finais penso que o RDL pode memso desiquilibrar..

Bem penso que este deck é uma espécie de mistura entre ReshiBoar e MagneBoar.. Já tinha feito uma análise sobre ReshiBoar , se quiserem ver cliquem aqui. Como sabem o MagneBoar é um deck lento mas quando se monta como deve de ser torna-se uma autêntica besta , um monstro quase impossível de parar! E juntando o Reshiram parece que o deck ganha maior rapidez , sendo um ReshiBoar no ínicio a montar Emboar e Reshiram e depois com o auxílio do Magnezone montar o RDL para acabar com o jogo! Mas aviso já que este deck com a chegada do Pokemon Catcher não irá ser de facto um deck tão bom como foi  agora no mundial!

Vou tentar dar-vos uma decklist, não irá ser igual à de David Cohen e não digo que será a melhor mas pode servir de exemplo para este deck:

Pokemon: 19
2-1-2 Magnezone
2-1-2 Emboar
3 Reshiram
2-2 Rayquaza & Deoxys Legend
2 Pichu

Trainers: 27
2 Pokemon Collector
3 PONT
2 Energy Retrieval
1 Flower Shop Lady
3 Copycat
4 Pokemon Communication
3 Rare Candy
2 Switch
2 Junk Arm
3 Twins

Energy: 14
4 Lightning Energy
10 Fire Enegy

Estratégia: Começar com Pichu para ter um banco cheio de Magnemite, Reshiram e Tepig sem necessário o uso de Supporter que poderá ser utilizado para outra coisa, depois no 2º turno se o Pichu já tenha sido derrubado usar Twins para ter pelo menos já o Emboar montado, aguentar com o Reshiram e no terceiro turno com a ajuda de Pokemon Communication ou PONT ou Copycat conseguir o Magnezone e a partir daí assumir o controlo do jogo e partir tudo com ataques pesados! Isto do Twins e do Pichu foi utilizado pelo David Cohen..esta lista não está obviamente trabalhada, quando conseguir a lista do David ponho-a aqui! Os Energy Retrieval e Flower Shop Lady são principalmente para recuperar as energias perdidas no Blue Flare..

Este deck é quase ReshiBoar, à excepção do draw engine que neste caso é o Magnezone em vez do Ninetales e usufrui também do RDL, o resto parece practicamente o mesmo que se usa normalmente no ReshiBoar..

Bem pessoal acho que já está tudo dito, quando tiver a lista do David Cohen meto-a aqui e enfim até à próxima, espero que tenham gostado e não tenham medo de comentar já que este blog foi também feito para nós que falamos português possamos partilhar a nossa cultura e as nossas opiniões, força ;D

8 comentários:

kevin disse...

ya, muitos axam que isto é magneboar, evidente que não iria ganhar sendo pesadote e fraqueza a donphan

Anónimo disse...

exactamente , ninguém esperava que este deck ganhasse ..

kevin disse...

eu estava esperando ganhar um megazord ou megazone
ou até um zekmega mas não esperava reshiboar

Anónimo disse...

para ser sincero eu também pensei que fosse o Megazone ou até mesmo o Megazord mas acho que o deck do David Cohen foi bem jogado..

Pika disse...

O deck era um Magneboar, não um Reshiboar, ele tinha 3-1-3 Magnezone e 2 Reshiram.

kevin disse...

o proprio david cohen afirmou que o que menos usou foi magnezone, usou os ataques precisos de reshiram e usava magnezone e rdl de tech, não se enganem era um reshiboar techs

Pika disse...

Mas ele até podia ter atacado mais com um Slowking, é Magneboar com tech de Reshiram, claramente

kevin disse...

ele proprio falou que magnezone era tech

Enviar um comentário

Bem vindo ao Pokemon TCG Portugal. Este espaço aqui é seu, embora tenha que respeitar as seguintes regras:
-Peço que sejam educados;
-Não usem palavrões e tentem escrever sem erros;
-Não quero ver discussões!

Não se esqueça que a sua opinião pode deixar-me muito feliz e incentivar-me a escrever cada vez com mais gosto! Espero que se divirtam! Obrigado e voltem sempre!