quinta-feira, 28 de julho de 2011

Donphan/Reshiram/Zekrom Deck Análise

Boas , cá está mais uma Deck Análise! Desta vez é sobre Donphan com os lendários Reshiram e Zekrom.

Para quem não consegue perceber como estes lendários se relacionam com Donphan vou explicar: Como sabem, o Earthquake do Donphan dá 60 ao activo e 10 a cada Pokemon do banco..ora para tirar partido desse dano causado aos nossos Pokemons do banco é preciso descobrir ataques que por cada mais dano tiver em cima mais ataque dá! Esses ataques são precisamente o Outrage do Reshiram e do Zekrom, que dá 20+10 por cada marcador de dano que tiver nele! Se já perceberam como isto pode ser fantástico ainda podem usar uma simples tech como o Reuniclus para mover os marcadores de dano para usar Outrage à bruta! Apenas o deck fica mais lento e com a chegada do Pokemon Catcher o Reuniclus não sobreviva muito...

É obvio que se podia usar apenas Zekrom ou Reshiram para o Outrage e não era necessário usar os dois..mas de facto os dois dão uma larga vantagem em termos de tipos, pois assim ficamos com luta, fogo e raio! Assim podemos gerir as fraquezas dos Pokemons adversários com mais facilidade..Usar Donphan contra Magnezone e Zekrom, Zekrom contra decks de água como Blastoise, Kingdra ou Samurrot e Reshiram contra Pokemons de erva como Yanmega! Fantástico! Outra vantagem que o Reshiram pode dar é precisamente contra Kingdra que reduz o ataque de 60 para apenas 20!

Ora vou então apresentar a deck list:

Pokemon: 18
4 Phanpy
4 Donphan
2 Reshiram
2 Zekrom
2 Zorua
2 Zoroark
1 Manaphy
1 Tyrogue

Trainers: 30
4 Pokemon Collector
4 PONT
4 Pokemon Communication
3 Switch
3 Junk Arm
3 Plus Power
2 Defender
3 Pokemon Reversal (depois será Pokemon Catcher)
2 Prof.Juniper
2 Dual Ball

Energias: 12
4 DCE
8 Luta

Estratégia: Começar com Earthquake o mais rápido possivel com Zekrom e Reshiram no banco.. Depois mais no meio do jogo por Zekrom ou Reshiram para Outrage. Zoroark é contra Reshiram ou outro Pokemon  que tenha ataques pesados!

Os gastos de energias deste deck são bastante consistentes apesar de haver 4 tipos de Pokemons, as energias de luta dão para qualquer um e as DCE dão para Zoroark, Zekrom e Reshiram!

Em termos de trainers há que ter bastantes Collector e Dual Ball para garantir Zekrom, Reshiram e Phanpy para um inicio rápido e eficaz! Os Plus Power são importantes neste meta game pois actualmente é tudo à base de KO's e é importante garantir o minimo numero possivel de ataques para deitar o Pokemon defensor para a pilha de descartes. Os Defender podem ser necessário para os Pokemons do banco como Zoroark ou Phanpy que estão a receber dano do Earthquake. Os Switch são importantíssimos para recuar uma vez que os custos para recuar do Donphan e dos lendários não é barato. Os Reversal ou Catcher quando vier podem ajudar bastante principalmente na altura de fazer Outrage escolhendo o Pokemon defensor com fraqueza ao tipo de Pokemon que vamos usar para o Outrage! Os Pokemon Communication são para ir buscar principalmente Donphan e Zoroark podendo também ser usado para ir buscar Pokemons básicos!

Se repararam não usei Cleffa mas sim Manaphy pelo facto da vida da Cleffa ser apenas de 30HP e de morrer com 3 Eartquakes o que dava vantagem ao adversário. O Tyrogue pode sempre dar Donk a uma Cleffa e é por isso que está na decklist! Como disse podem , se quiserem , optar por adicionar Reuniclus para mover os marcadores de dano quando quiserem usar Outrage com força!

Bem acho que não há mais nada a dizer. Tenho aqui uns vídeos para quem quiser ver este deck em acção!





Bem , obrigado pessoal, espero que tenham gostado e até à próxima!

27 comentários:

Pika disse...

Acho este um grande deck, mas lá está, vai sofrer muito com o Catcher, meter um Manaphy em vez da Cleffa no deck é uma opção segura que pode trazer vitórias, pela razão de que apenas 2 decks dos mais comuns podem dar donk ao Manaphy no inicio, o ZPS e o IluBeat Donk, o Reuniclus pode ser uma peça importante no deck, de modo a acelarar-se os Outrage. Não acho o Zoroark importante neste deck, porque já é um deck com velocidade de setup média, e o Zoroark ainda atrasa mais o deck. Ainda não testei este deck, mas acho-o muito consistente, como disse no inicio, o catcher "come" decks como este, por isso, não o aconselho no futuro, após a saída do Emerging Powers em Agosto, uma boa forma de counter a este deck, é, novamente, o ToolBox, que apenas pode ser um pouco mau devido ao baixo HP da Yanmega, Zoroark e Cinccino, o KYJ, provavelmente não aguenta, com a Kingdra a dar 30 ou 50 (contando com o Spray Splash), a Yanmega a dar "apenas" 70, e com o Jirachi sem fazer nada já que o Phanpy e o Zorua são os únicos que são afectados pelo Time Hollow, contra o MegaZone, pode ser um resultado imprevisível, em que se pode por a sorte e primeiro lugar, já que com 3 energias o Magnezone faz OHKO ao Zekrom e ao Reshiram, e a Yanmega trata facilmente do Zoroark e do Donphan, se virmos de outra forma, com um Heavy Impact o Magnezone vai à vida, e basta um Outrage do Zekrom com 6 damage counters para matar a Yanmega. Contra ZPS com tech de Yanmega, a batalha pode ser vantajosa a este deck, pois o Donphan pode fazer OHKO a toda a gente, contra Reshiboar este deck tem a vantagem da velocidade, já que faz, com o Reuniclus o setup mais rápido, e pode ganhar fácilmente, com o Magneboar, repete-se a mesma história.

kevin disse...

bem concordo com pika em partes mas akela parte que vc disse que yanmega cuida de donphan discordo pode até matar as vezes mas é um match-up muito complicado e toolbox com zekrom e donphan ta a fazer fama aki no meu meta xD
e aconselho que usem reinculos enquanto não há pokemon catcher mas quando sair melhor não por xD

Samuel Filipe disse...

A resistência a fighting prejudica muito o Donphan num duelo contra Yanmega.

Samuel Filipe disse...

btw, se alguém quiser, http://www2.playtcg.me/Game/GameCreateOpp.aspx?id=33460&key=630667866

kevin disse...

oq é isso? mas um donphan carregado com 3 energias mata em 2t yanmega xD

kevin disse...

mas também não mata yanmega de donphan nesse deck mata yanmega de zekrom xD

Samuel Filipe disse...

Se tiveres energias para recuar e não houver catcher.

kevin disse...

aka uma switch ja resolve

Anónimo disse...

Estou a gostar muito da participação dos dois :) obrigado pessoal !

Samuel Filipe disse...

edaxax, um jogo no playtcg?

Anónimo disse...

ok , tou lá à espera !

Samuel Filipe disse...

Manda antes o link, é mais fácil.

Anónimo disse...

http://www2.playtcg.me/Game/GameCreateOpp.aspx?id=33524&key=1029724874 entra !

kevin disse...

em relação ao seu comment é só uma forma de agradecer por se emportar tanto em informar as pessoas xD

kevin disse...

edgar vc é senior???ou master??

Anónimo disse...

sou master .

kevin disse...

hum sou senior xD

kevin disse...

edagar vmo jogar manda o link ok´s??

kevin disse...

http://www2.playtcg.me/Game/GameCreateOpp.aspx?id=33592&key=1713061857 entra xD

Anónimo disse...

desculpa kevin , não estive cá . Vou dormir, abraço!

kevin disse...

ok pode deixar

kevin disse...

este deck é bem legal tive a testar ontem com o pika mas axo q deveria ser só zekrom e colokar umas lighting energy nele o jogo fika mais facil com zekrom pois não descarta energias xD
e ajuda no outrage fazenddo dano a si mesmo xD
e ontem sorry pika caiu a energia e voltou só hoje xD

Samuel Filipe disse...

Edgar, podes mandar o teu mail, plz?

Anónimo disse...

é uma questão de opção , zekrom realmente dar dano a si próprio ajuda bastante no outrage!

Anthony Smith disse...

Thanks for using my videos in your article!
If only I could read your language :(

Hey, how hard is it to get Spanish cards? I want a Spanish 'Cynthia's Feelings' lol.

Anónimo disse...

You're welcome Anthony! You can see my blog in your language if you click on the flags which are in the bottom of this blog..

Hum, sorry but I don't know , maybe you could ask a Spanish Pokemon Player..

Kieran disse...

porcaria esse deck o meu q montei nao faz tmpo ganho de olhos fechados

Enviar um comentário

Bem vindo ao Pokemon TCG Portugal. Este espaço aqui é seu, embora tenha que respeitar as seguintes regras:
-Peço que sejam educados;
-Não usem palavrões e tentem escrever sem erros;
-Não quero ver discussões!

Não se esqueça que a sua opinião pode deixar-me muito feliz e incentivar-me a escrever cada vez com mais gosto! Espero que se divirtam! Obrigado e voltem sempre!