sexta-feira, 22 de julho de 2011

ReshiBoar Deck Análise

Boas , hoje vou mostrar-vos a minha análise acerca de um deck muito conhecido neste formato: ReshiBoar (Reshiram+Emboar) ambos Pokemons da nova geração Black and White! Reshiram é o lendário branco , ao contrário do Zekrom que é o preto! Ora, estes lendários são provavelmente dos lendários mais poderosos de sempre da história do TCG! Reparem na sua extraordinária vida , reparem no dano que fazem...wow, um básico com 130HP não é muito comum haver , por isso é que há muita gente a jogar Reshiram e Zekrom , têm muitas vantagens em serem básicos! Ora vamos falar do Reshiram, tem uma vida de 130HP como já tinha dito, fraqueza a água como é normal nos Pokemons de fogo.. contra água não tem lá muita chance de sobreviver a 1 ataque.. Tem um custo para recuar não muito bom mas podia ser pior. Outrage é o seu primeiro ataque e como podem ver é muito bom quando já tiver levado grande dano! Pode dar 140 sem Plus Power ou Black Belt! O segundo ataque é a chave desta carta! Blue Fare dá 120 por 2 energias de fogo e 1 incolor..wow fantástico, o pior é o que está por baixo que diz que temos de descartar 2 energias de fogo.. Como vamos ver a seguir isso não é problema ...

O parceiro do Reshiram para que ele tenha energias suficientes para o Blue Flare é o Emboar Ability. Este Emboar é como o Feraligatr, podemos meter energias de fogo nos Pokemons , só que o Feraligatr só permite meter energias de água a Pokemons de água e o Emboar com o Inferno Fandango permite meter energias de fogo a qualquer um dos nossos Pokemons! O que quer dizer que este Emboar pode ser combinado com Pokemons sem ser de fogo como é o caso do Magnezone Prime. Ao descartar-se energias no Blue Flare do Reshiram , com o Inferno Fandango e com bons trainers na mão que nos permita ter as energias necessárias para que o Blue Flare seja possível! O Emboar é um Pokemon Stage 2 o que não facilita muito mas ainda bem que os Rare Candy existem! Assim basta o Tepig , o Emboar e um Rare Candy e rapidamente temos um Emboar.. Este Emboar tem grande vida 150HP , tem um ataque mediano , com 4 energias dá 80 e um péssimo custo para recuar de 4 energias o que nos obriga a mantê-lo no banco!


Vamos à decklist:

Pokemon: 17
3 Tepig
1 Pignite
2 Emboar (Ability)
1 Emboar (BadBoar)
3 Reshiram
3 Cleffa
2 Vulpix
2 Ninetales

Trainers: 29
3 Pokemon Collector
3 Pokemon Communication
3 PONT
2 PETM
2 Switch
2 Revive
2 Energy Retrieval
2 Rare Candy
3 Junk Arm
3 Plus Power

Energias: 15
12 Fogo
3 Rescue Energy

Estratégia: Começar com Cleffa , montar Ninetales , Emboar e Reshirams , depois é dar 120 ou mais (Plus Powers) todos os turnos com Emboar a permitir que o Reshiram consiga fazer o Blue Flare e o Ninetales é um bom pokemon para manter-mos uma mão com cartas para "trabalhar" !

O Ninetales é uma mais valia num deck de fogo como este , permitindo descartar uma energia de fogo e comprar 3 cartas .. no Pokemon TCG quando não se tem cartas na mão para trabalhar , o jogo não anda para a frente . Por isso é importantíssimo ter sempre os chamados "draw power" suficientes para que não haja o risco de não haver nada na nossa mão para ser jogado e é nesse termo que podemos falar em consistência!

Em termos de trainers tem de haver num deck destes algum trainer que nos permite recuperar as energias descartadas e esse é o Energy Retrieval que nos permite ir buscar 2 energias básicas e por na mão! É necessário que haja Switch então quando sair o Pokemon Catcher .. o que o oponente tentará fazer é por o Emboar como activo , tem um custo para recuar enorme e o Reshiram não é nada sem ele por isso há-que protegê-lo no banco e é necessário recorrer aos Switch para isso! Os Revive são também importantes para poder ir buscar os Reshiram na pilha de descartes, há que usufruir das vantagens de ser um Pokemon básico! Plus Power é sempre uma óptima ajuda para os Reshiram quando apanham Pokemons com grande vida , e os Junk Arm é para poder usar mais Plus Powers , mais Switch , mais Rare Candy! É também uma carta importante neste deck ! O Rare Candy como sabem é para evoluir os Tepig para Emboar !


Já devem ter reparado que há 2 tipos de Emboar na Decklist , o Emboar Ability de que já falei , e o Emboar (BadBoar como alguns lhe chamam). Este Emboar é uma boa tech num deck como o Reshiboar .. É como o Reshiram mas tem mais vida e com 4 energias dá 150! Às vezes é necessário contra por exemplo Tyranitar com 160HP , um Flare Blitz e um Plus Power acaba com um Tyranitar! Outra opção é o RDL (Rayquasa e Deoxys Legend) que também dá 150 e também se descarta as energias de fogo..embora este RDL seja melhor num deck de Magnezone/Emboar porque necessita de uma energia de raio. O seu Poké-Body é muito forte , pode acabar com um jogo com três kills!

Em termos de energias aconselho a que usem Rescue Energy , 4 é exagero , 2 é satisfatório , e 3 penso que é o ideal ! Se por acaso os adversários usarem Pokemon Reversal e porem o Emboar como activo para acabar com ele , ponham uma Rescue Energy e em breve já o terão novamente! Podem também usá-la nos Reshiram !

Bem acho que a análise está concluida. Vou agora colocar uns jogos para perceberem como este deck trabalha e como o Emboar é importantíssimo!


Aqui está um jogo no PlayTCG entre ReshiBoar e Donphan Yanmega!


Este é um jogo do Misnos entre mais uma vez ReshiBoar e Yanmega/Donphan!


Este video mostra uma possível decklist para ReshiBoar!

Obrigado por terem lido, espero que tenham gostado! Até à próxima !

10 comentários:

Gui disse...

Excelente!! Este blog é um optimo site de Pokemon, continua a escrever lol

Já ouvi falar de Typhlosion Prime com Reshiram. Qual é o melhor, Typhlosion ou Emboar ?

Edgar Costa disse...

Obrigado!

Sim , Typhlosion também é uma opção para Reshiram. Eu pessoalmente prefiro Emboar mas Typhlosion não deixa de ser uma má opção.. Em breve explicarei melhor qual é o melhor !

kevin disse...

na minha opinião emboar é muito bom axo reshiboar um dos melhores decks tema a combinação dele com simisear q da resultado e tem muita chance no meta game vlw pessoal

Anónimo disse...

exacto kevin , também já vi Simisear a trabalhar bem com Reshiboar !

Pika disse...

Com Typhlosion montado logo no inicio, Reshiboar/Typhlosion pode ser um deck imbatível no formato, btw, achas que este deck vai sofrer muito com o Pokémon Catcher? Mesmo com as Rescue, num formato à base de donk, e com decks com Yanmega a "snipar" os básicos, os Tepigs ou Cyndaquils que depois têm que ser postos em jogo correm o risco de irem logo no turno a seguir a serem postos, e assim a Rescue não faz nada de jeito (lulz) e apenas ocupa espaço no deck, enquanto estive de Reshiboar, os minhas Rescue iam sempre para o Reshiram, pela simples razão de ser básico e de não correr os riscos que os Tepig e as Cyndaquil correm. Voltando ao Reshiphlosion, o único senão no deck é mesmo ter que colocar Damage Counters no pokémon (que deve ser o Reshiram) que recebe as energias do Afterburner.

Anónimo disse...

Ya , acho que os decks que vão sofrer mais com o Pokemon Catcher são aqueles que têm Pokemons fixos no bench para que o seu jogo ande .. É assim , o Emboar ou o Typhlosion também não são fáceis de fazer KO , mas o seu custo para recuar é muito puxado .. É necessário correr com bastantes Switch no deck para sobreviver !

kevin disse...

ya axo q reshiplosion és um bom deck no formato mas contudo ainda blastzel e feratoise estão a soulta muita calte-la na hora de jogar contra eles
thank´s all´s

kevin disse...

alguem aí sabe onde tem algum video de reshiriam/simisear/emboar numa batalha procurei mais não axaei se axa-rem me avi-sem por favor
thank´s all´s xD

Anónimo disse...

amo esse deck

Anónimo disse...

esse deck ta incompleto por parte dos Trainers,
pois ai encima diz que são 29, mas só tem 25.

Enviar um comentário

Bem vindo ao Pokemon TCG Portugal. Este espaço aqui é seu, embora tenha que respeitar as seguintes regras:
-Peço que sejam educados;
-Não usem palavrões e tentem escrever sem erros;
-Não quero ver discussões!

Não se esqueça que a sua opinião pode deixar-me muito feliz e incentivar-me a escrever cada vez com mais gosto! Espero que se divirtam! Obrigado e voltem sempre!