sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Eelektrik and Friends


Antes de mais gostava de me apresentar. O meu nome é Samuel Filipe e jogo Pokémon TCG à cerca de 1 ano e meio. Já passou algum tempo desde que este blog esteve ativo, e devido à indisponibilidade do Edgar para se dedicar ao Pokémon TCG, ele “deu-me” este blog. Espero que os meus artigos não desiludam quem está à espera de alguma coisa diferente, e a partir daqui, vai ser uma nova era neste blog.



O 1º artigo que elaborei para o Pokemon TCG Portugal foi sobre o deck mais popular nas mesas dos torneios desde o inicio do formato BW-on. Falo de variantes de Eelektrik. Eelektrik é um Stage 1, do set “Noble Victories” com 90hp, o seu ataque, por 1 Lightning Energy e 2 Colorless faz 50 de dano ao Pokémon defensor. Por isso, como podem reparar, não pode ser pelo ataque que o Eelektrik é uma engine tão comum, mas sim pela sua Ability, “Dynamotor” esta habilidade permite ao jogador ligar uma energia eléctrica da discard pile a um Pokémon do bench. Isto permite carregar attackers em apenas um turno e criar revenge KO’s surpresa, quando o oponente não espera.

Aqui mostro uma skeleton, ou seja, as cartas necessárias para ter um deck bom.

Pokémon:

4-3 Eelektrik (Os Tynamos têm que ser os de 40hp devido ao Night Spear do Darkrai EX)
7 Attackers ( 2 Raikou EX, 2 Mewtwo EX, xX Zekrom EX, xX Zekrom)

Trainers/Supporters/Stadium:

4x N (Noble Victories)
4x Professor Juniper (Black and White/Dark Explorers)
2x Bianca (Emerging Powers/Dark Explorers)
3x Pokémon Catcher (Emerging Powers)
2x Ultra Ball (Dark Explorers)
2x Random Reciever (Dark Explorers)
2x Level Ball (Next Destinies)
1x Eviolite (Noble Victories)
1x Super Rod (Noble Victories)
1x Skyarrow Bridge (Next Destinies)                                   

Energias:

8x Lightning Energy
3x Double Colorless Energy

Deck: 47 cartas, tem espaço para mais 13.

Explicação das cartas:

Tynamo – A escolha é vossa, eu pessoalmente prefiro o de 40hp da Noble Victories devido ao Paralyze, que parecendo que não, mas consegue dar mais um turno de vantagem.
Eelektrik – Obvia, a sua inclusão no deck. É o que faz este deck funcionar. É quase impossível ganharem sem isto.
Attackers – Este deck pode ter uma variação muito grande. Os que recomendo são Zekrom EX, Mewtwo EX, Raikou EX e um Zekrom normal. Porquê? O Zekrom é excelente para matar Hydreigons, Terrakions, Tornadus e Ho-Ohs num hit. O Mewtwo EX é muito bom neste deck porque devido às DCEs e Dynamotor, é fácil conseguir aqueles revenge KO’s noutros Mewtwos, começar uma Mewtwo War quando sabem que podem ganhar, fazer solo Mewtwo contra decks que vocês sabem que não usam Mewtwo EX nem Mew EX ou quando vêm que o Mewtwo do adversário está nos prémios. O Raikou EX é quase como uma bóia salva-vidas neste deck. Imaginem a situação em que o adversário tem um Zweillows em campo, prestes a evoluir para Hydreigon, quando tem um Eelektrik em campo apenas, apesar de ter várias energias em campo, no inicio do jogo começar a matar aqueles básicos que se podem tornar um “bicho de três cabeças” depois. O Raikou pode ser usado também para cortar ameaças logo quando estão no bench, e mesmo que esse Pokémon com 100 de dano tente matar o Raikou, o adversário vai estar sob pressão, sabendo que o seu Pokémon irá ser morto, no caso de esse Pokémon avançar.
O Zekrom é muito útil em matchups contra Empoleon ou quando está um Sigyliph em campo a atormentar-vos a vida. É um bom Pokémon porque não descarta energias (em alguns casos, vocês não podem descartar as energias, têm que as controlar)

Outros Pokémon para este deck:

Invés de usarem aqueles que eu sugiro, também há outras opções ao vosso gosto. São as seguintes:

Rayquaza EX:

Rayquaza EX é uma carta do set Dragons Exalted que também há em versão promo, no conjunto de tins juntamente com Mewtwo EX e Darkrai EX. O Rayquaza é uma carta que dá 60x todas as energias eléctricas que estão ligadas, as energias eléctricas são descartadas de seguida. É uma excelente carta para dar KO a coisas chatas que vos possam estragar o jogo. Rayquaza tem potêncial para matar qualquer EX no formato sem Eviolite. No caso de ter Eviolite ligada, é necessário 4 energias de Lightning ligadas a este Pokémon.

Fire Energy:

No caso de jogarem com o Rayquaza EX, vão precisar desta carta. Prefiro esta carta a usar Prism, já que é mais facilmente descartada com Enhanced Hammer e Kyurem EX, enquanto a Fire básica apenas pode ser descartada pelo Crushing Hammer.

Rayquaza Shiny:

Outra carta do set Dragons Exalted. Este Rayquaza é muito bom para dar donk a Pokémon como Tynamos. Já que basta uma energia Eléctrica para dar 40. 2 cartas chegam no deck, nunca usem mais que isso.

Terrakion (Noble Victories):

Este Terrakion é muito útil frente, a Hydreigon/Darkrai, principalmente, pois mata os Darkrais sem Eviolite num turno. O Terrakion é bem usado também em mirror match, e também é facilmente carregado num turno.

Fighting Energy:

Não há muito a dizer sobre isto, apenas que precisam dela no caso de usarem o Terrakion.

Prism Energy:

Se usarem a variante de Rayquaza e Terrakion, usar Prism torna-se melhor, para não terem que encher o deck de coisas desnecessárias como Fighting Energies e Fire Energies, desta forma poupam espaço precioso no vosso deck que pode ser usado para provocar uma surpresa ou aumentar as linhas de algumas cartas.

Shaymin EX:

Uma carta de fim de jogo. Quando o oponente tem 1 prémio apenas, esta carta pode dar 180 de jogo e quem sabe ganhar-vos o jogo. Mais uma opção em que a Prism Energy apresentada acima é necessária, substituindo Grass desnecessárias no deck.

Max Potion:

Esta carta tornou-se muito útil na maioria dos decks no fim do formato anterior, porque havia muitas formas de recuperar as energias, como Super Rod, Dark Patch, o próprio Eelektrik e outros menos usados. Neste caso, esta carta é muito boa, pois para além de ajudar a meter energias na discard pile que podem ser usadas no mesmo turno para atacar com outro Pokémon, com ajuda da Skyarrow Bridge.

Tool Scrapper:

Serve para retirar eviolites de coisas como Darkrais e matá-los logo de seguida com o Terrakion, por exemplo ou até para fazer counter a Garbordor, embora o Raikou EX também faça isso bem.



Aqui chegou ao fim o meu primeiro artigo neste blog, espero que tenham gostado, embora tenha sido o meu 1º artigo em quase 6 meses. Esperem melhorias para o próximo!

De momento não tenho acesso ao Photoshop, mas quando puder, vou editar esta mensagem com as imagens necessárias.
Continue a Ler...