segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Reshiram/Typhlosion Deck Análise

Boas , desta vez decidi fazer uma análise do deck conhecido como TyRam, parecido com o ReshiBoar, deck que já analisei há uns tempos! Para já gostava de salientar o facto de que a prestação do TyRam nos worlds foi bestial, conseguiu 4 lugares no Top 8 e isso prova que é um deck que pela sua consistência e se conseguir ter um bom set-up consegue ir longe..
Typhlosion é uma Prime da edição HGSS que nunca teve tanta fama como agora com a vinda do Reshiram que teve logo grande hype quando saiu a colecção Black and White! Ainda assim o que faz com que esta carta trabalhe é o brilhante Roast Reveal do Ninetales ! Estas cartas juntas com o Reshiram formam o trio de fire mais poderoso do formato! E é mesmo isso que iremos agora ver ..

Ora, para quem não conhece o Typhlosion (o que duvido) vou falar um pouco sobre o que faz. Typhlosion é um Stage 2 de fire , fraqueza a water e um custo para recuar de 2 energias! Como é Stage 2 o deck irá necessitar de Rare Candy pois o objectivo é obter Typhlosions o mais cedo possivel pois agora o Catcher pode ser prejudicar o nosso set-up se o oponente decidir dar KO aos Cyndaquils! O seu ataque Flare Destroy dá 70 de dano e temos de discartar uma energia ao Typhlosion e uma energia ao Pokemon defensor. Este ataque nem fica mal na estratégia do deck e até pode ser utilizado numa opção de recurso! O seu Poké-Power é a chave para o sucesso deste deck porque para o Reshiram trabalhar é necessário haver algo que o ajude a "alimentar". Bem, Afterburner permite ir buscar à pilha de descartes uma energia de fire e metê-la num Pokemon, que será o Reshiram. Depois ponho 1 damage counter no Pokemon a que coloquei a energia. O problema das energias para o Reshiram está então resolvido. Ah devo ainda lembrar que só se pode usar um Afterburner por Typhlosion num turno.

Para quem não sabe o que ajuda a Ninetales vou explicar. A Ninetales possui o ataque Roast Reveal , como já expliquei noutros posts , que nos ajuda a comprar 3 cartas com a consequência de ter de remover uma energia de fire para a discard pile! Assim, enviando energias para a discard pile podemos então usufruir do Afterburner para meter energia no grande Reshiram! Além de conseguirmos as energias também conseguimos ter uma boa mão ao comprar 3 cartas devido ao Roast Reveal! Mas o que pode por em causa este Ninetales é o facto de ter apenas 90HP, um deck rápido que use Catcher pode eliminar logo o Ninetales portanto para quem não quiser que o adversário ganhe um prémio fácil digamos, pode sempre remover a linha de Ninetales e aumentar os trainer de draw, pode por exemplo adicionar o Enginner's Adjustments que é ainda melhor que o Roast Reveal, pois compras 4 cartas em vez de 3!

Então vamos passar à decklist e analisar mais algumas coisas:
Pokemon: 18
4 Reshiram
3-2-3 Typhlosion Prime
2-2 Ninetales
2 Cleffa/Manaphy

Trainers: 30
3 Pokemon Collector
3 PONT
3 Professor Juniper
4 Pokemon Communication
3 Junk Arm
2 Plus Power
3 Pokemon Catcher
2 Energy Retrieval
2 Switch
2 Rare Candy

Energy: 12
12 Fire Energy

Estratégia: Usar Pokemon Collector no 1º turno para tentar começar com Cleffa/Manaphy , Resiram, Cyndaquil e Vulpix, depois é tentar fazer o set-up ao Reshiram o mais rápido possivel e garantir sempre um Typhlosion em campo, depois será usar Blue Flare todos os turnos.

Esta é uma decklist simples que serve como um exemplo de como este deck consistente pode trabalhar tendo já bom Draw Power graças à Ninetales e à Cleffa/Manaphy! Para quem achar que a Ninetales não ajuda devido ao facto de ser logo a primeira vítima do Catcher, pode adicionar o tal Engineer's Adjustments! Os Junk Arm agora são uma peça fundamental em qualquer deck, 3 é o mínimo de Junk Arms que se deve utilizar mas eu aconselho usarem 4 , neste formato o Pokemon Catcher é imprescindível e o Junk Arm ajuda a garantir o trainer que precisamos , seja ele Switch, Plus Power, Communication, Catcher... é fundamental que se consiga o que precisamos num jogo!

Bem pessoal, para terminar deixo aqui uns vídeos para verem como será este deck em acção:



Bem pessoal, espero que tenham gostado, até à proxima! Obrigado por terem lido.

8 comentários:

Guerra disse...

Com a entrada do catcher, TyRam com ninetales já não é grande coisa. Pois com um collector normalmente vais buscar um cyndaquil e 2 vulpix ou vice-versae o oponente se tiver um deck rápido como stage 1, mata logo o que foste buscar só 1, para não falar de que a ninetales torna-se um prémio relativamente fácil em fins de jogo

Anónimo disse...

Sim, realmente tens razão, é que nem sequer tinha pensado nisso, fiz esta análise as 3 da manha e não fiz sequer nenhuma pesquisa em especial, nem revi se está alguma coisa mal ou não. Desculpem pessoal, vou dizer isso no post. Obrigado!

Anónimo disse...

não vamos voltar a epoca dos sp´s e jogar so de stage 1, ninetails é substituida por enginer adjustuments, mas jogar de ninetails ainda é melhor, ninguem vai perder tempo em matar a tua ninetails já que não te formão o jogo, sim venceram seus thyplosions e reshirams atenção a isto pessoal

att. kevin

Pika disse...

Ninetales é desnecessária no deck, demasiado fácil o KO, compensa mais jogar 4-3-4 Typhlosion, o deck fica muito forte.

Guerra disse...

concordo plenamente com o pika

Anónimo disse...

4-3-4 tipo é muito pesado poe flower shop lady

Pika disse...

É pesado? Então porque e que quase toda a gente joga assim? Flower Shop? E se morre 1 ou 2 Cyndaquil?
4-3-4 acho que é do melhor.

Anónimo disse...

desculpa a pergunta, mas quanto custa um deck mais ou menos?

Enviar um comentário

Bem vindo ao Pokemon TCG Portugal. Este espaço aqui é seu, embora tenha que respeitar as seguintes regras:
-Peço que sejam educados;
-Não usem palavrões e tentem escrever sem erros;
-Não quero ver discussões!

Não se esqueça que a sua opinião pode deixar-me muito feliz e incentivar-me a escrever cada vez com mais gosto! Espero que se divirtam! Obrigado e voltem sempre!