domingo, 14 de agosto de 2011

Testando Decks


Boas pessoal, hoje vou falar um pouco sobre como se deve testar decks e qual a melhor maneira de o fazer. Como sabem , para obter sucesso no Pokemon é necessário que se conheça bem o nosso deck , é necessário que nos sintamos à vontade para usá-lo , para isso é importante conhecer e saber lidar quando se joga contra os decks mais populares! Ora para isso é preciso testar.. E aqui vou dar umas dicas e vou tentar explicar-vos como podem então estar aptos para jogar contra qualquer deck..

Bem, para que nos sintamos à vontade para jogar com o nosso deck, temos de conhecer os seus pontos fortes e fracos, temos de saber o que devemos usar quando estamos a enfrentar um Donphan por exemplo, temos de saber que contra KingBuzz temos de ser rápidos a colocar os Stage finais nos Pokemons senão seremos rapidamente snipados! Ora para isso temos de escolher bem o nosso deck, saber analisar que deck devo usar se a maior parte está usando ReshiPhlosion aqui no meu meta.. Ora, esse é o primeiro passo, escolher o deck, é o vosso deck que precisam de conhecer mas não vale a pena perder muito tempo a testar se passado um dia ou dois já mudámos de deck ou alterámos metade dele! Uma coisa importante será manter a decklist igual ou quase igual!

Vou passar à parte de teste.. Ora se já têm o vosso deck escolhido devem fazer no mínimo 2 jogos contra 5 dos decks mais populares.. Actualmente seria qualquer coisa como ReshiPhlosion, MegaZorD (Yanmega; Zoroark; Donphan) ou Stage's 1 , KingMega , e os ultimos 2 devem ter em conta o vosso meta, se houver muita gente com Mew Toolbox será esse o deck a testar , se houver muito pessoal de T-Tar será esse e assim sucessivamente! Estes jogos não chegam para conhecer o deck a 100% obviamente, o objectivo destes jogos iniciais é ter uma ideia de como será que temos de reagir ao jogar contra esses decks e tentar fazer melhorias na decklist de acordo com aquilo que achamos necessário mudar tendo em conta a experiência que se teve!

Depois de se ter feito estes jogos iniciais e já se ter a decklist bem definida é que se pode começar a testar a sério fazendo no mínimo 10 jogos contra cada um dos decks , fazendo por exemplo 1 jogo por dia contra cada um dos decks .. Assim ao fim de 10 dias estaríamos aptos para competir contra qualquer um desses decks.. Já se conheceria o que devíamos montar primeiro, o que usar para derrotar o activo do oponente, etc.. Agora a pergunta é como testar contra esses decks se não tenho ninguém que tenha algum desses decks?

Bem, uma das maneiras que já falei aqui é onde jogar Pokemon TCG online ? É assim o PlayTCG e o Redshark são simuladores como todos sabem e a vantagem é não ter de ter mesmo as cartas para usar , ou seja , podemos usar todas as cartas que quisermos! A desvantagem é que não parece real e é diferente jogar nesses simuladores do que jogar no Skype por exemplo.. Mesmo nesses simuladores nem sempre encontramos jogadores a jogar com Megazord por exemplo, por isso, aconselho a se inscreverem na liga Skype do PokeGym para testarem vossos decks.. Se querem jogar contra KingMega criem um tópico no PokeGym ou até mesmo num fórum português a dizer que procuram jogar contra KingMega e quem se disponibilizar a jogar que mande pm! Este é um dos muitos exemplos práticos de como podem testar o deck online!

Para quem não gosta de testar online pode sempre optar pela maneira mais real que é jogar contra os vossos amigos cara-a-cara.. ora nem todos temos amigos perto de nós que joguem Pokemon TCG ou que tenham os decks que precisamos de testar contra por isso podem sempre jogar sozinhos! As desvantagens de jogar sozinho é que têm de perder muito tempo com as próteses dos decks que querem jogar contra e mesmo a jogar voces já sabem a mão do outro deck, mas mesmo assim é sempre útil e ajuda bastante a conhecer o deck, apenas não melhora é muito a capacidade de improvisar. No entanto para não se gastar tinteiro a imprimir as próteses basta por um papelinho com o nome da carta que à partida basta para saber qual é!

A melhor maneira de testar é jogar nas ligas Pokemon e nos torneios que por vezes há! Aí pode haver de tudo.. Aconselho sempre a quem pode que vá à liga .. não há melhor forma de conhecer o nosso deck jogando cara-a-cara contra decks que talvez nunca vi na vida e decks populares! Se a vossa liga não tiver jogadores que dêm luta aí acho que já não usufruem muito mas continuam a ganhar as cartas promo que nos dão sempre uma boa ajudinhaz e sempre conhecem um pouco mais do vosso deck!

Bem pessoal para terminar vou só resumir o que devem fazer:
1- Escolher o deck de acordo com os decks mais populares do vosso meta
2- Fazer no mínimo 2 jogos contra 5 dos decks mais populares para depois fazer reparos na decklist
3- Já com a decklist definida jogar no mínimo 10 jogos contra no mínimo 5 dos decks mais populares para conhecerem bem o vosso deck !
4- Se já fizeram as últimas 3 etapas acho que já estão aptos para jogar contra a maior parte dos decks sem surpresas!

Aqui estam um artigo que também poderá ser útil: Guide For a Successful Tournament e Pokemon Solitaire Playtesting

Espero que tenham gostado deste guia se quiserem dar a vossa opinião podem comentar e até à proxima! E obrigado por terem lido!

2 comentários:

kevin disse...

ya disseste tudo xD

Anónimo disse...

Isto é o que eu entendo como uma boa forma de testar , não quer dizer que seja a única.. Se alguém tiver também uma boa maneira de testar o seu deck e que não se importe de revelar que diga ..

Enviar um comentário

Bem vindo ao Pokemon TCG Portugal. Este espaço aqui é seu, embora tenha que respeitar as seguintes regras:
-Peço que sejam educados;
-Não usem palavrões e tentem escrever sem erros;
-Não quero ver discussões!

Não se esqueça que a sua opinião pode deixar-me muito feliz e incentivar-me a escrever cada vez com mais gosto! Espero que se divirtam! Obrigado e voltem sempre!